Instagram

Follow Me!

Decoração Lifestyle

Urban Jungle: Entenda a mania das plantas no espaço

13 de agosto de 2018

Urban Jungle ou em tradução literal “Selva Urbana”. Quem nunca ouviu falar essa palavra com certeza já viu uma imagem sem associar ao nome. É só entrar no pinterest ou instagram em qualquer perfil de casa, decoração, cafés, lojinhas que estão lá os ambientes cheio de plantas pelo piso, parede e teto.

Tem até um blog super famoso que fala só disso, é o UrbanJungleBloggers que compila fotos incríveis de casas no mundo todo que são decoradas com plantinhas. Em 2016 eles até lançaram um livro que pode ser comprado pelo Amazon, com as melhores imagens enviadas pro blog. A ideia surgiu dos amigos Igor e Judith, de Amsterdam, que juntaram suas paixões por plantas e decoração num hobby de compilar imagens de lares com plantas… fez tanto sucesso que eles já fizeram parceria de curadoria e montagem de ambientes com gigantes do décor como Ikea, Marie Claire Maison e Osram, além de várias outras marcas….praticamente criaram um lifestyle/tendência.

A mania é tão grande que também existe hospedagem no airbnb e no booking pras pessoas que amam as plantas! Você pode procurar pelo filtro #urbanjungle e selecionar as casas e pousadas no estilo selvinha. É o caso desse hostel em Málaga, na Espanha que inclusive se chama UrbanJungle Hostel.

O fato é que essa mania nasceu com a geração millenial (nascidos a partir dos anos 80) que vem demonstrando uma preocupação e conexão maior com a natureza, engajamento com causas ambientais, além  de se preocuparem com a origem do que consomem e o que acontece com os resíduos das grandes indústrias. Me encaixo muito aí  nessa descrição não só porque sou dessa geração, mas também porque minha mãe sempre foi meio urbanjungleperson e sempre tivemos muitas plantas em casa, e eu me acostumei a vê-la cuidar dos verdinhos com muito amor.

E pra quem morre de medo de ter plantinhas em casa com medo de matar as coitadas e nunca transformou a casa numa urban jungle? Fiz aqui uma listinha pra escolher as plantinhas sem medo e sem trabalho, já que todas essas necessitam de pouca manutenção: é só saber posicionar na varanda (muita luz) e na sala ou quarto (pouca luz ou luz indireta). A maioria delas precisa de pouca água ( a cada 5 a 10 dias, dependendo da espécie). Outra dica boa para saber se a planta precisa de água é colocar o dedo na terra, se estiver seca precisa de água, se estiver úmida, não precisa.

 

Claro que isso também vai variar de acordo com a região que você mora, se muito seca ou muito úmida, ou das estações do ano, principalmente para pessoas que vivem em locais onde o inverno é muito frio (aqui em Recife é verão o ano todos então a manutenção com minhas plantas nunca muda). E lembrar de de vez em quando dar uma adubada na terra, isso também varia de espécie para espécie, tem que observar como anda a terra e se as folhas andam muito amareladas. Sempre pensamos que é falta de água, mas pode ser falta de uma boa terra adubada.

Outra dica legal é misturar plantas em gravuras emolduradas, forros de cama e almofadas estampadas e até paredes pintadas em tons de verde. Esses elementos também ajudam a humanizar e ajudar a casa a virar mais urban jungle. Mas não vale fazer só isso, tá? Coloca pelo menos 2 vasinhos de cacto também….:)

Uma coisa é certa nesses meus 10 anos de profissão: plantas dão uma vida ao espaço que nenhum objeto consegue dar. É como se o fato de trazer algo vivo para dentro harmonizasse o ambiente e o fizesse respirar melhor e se conectar melhor com o que já existe no espaço. Uma coisa meio energética mesmo… é o poder da natureza indo muito além do que pensamos.