Instagram

Follow Me!

Arquitetura Design

Sete Newsletter essenciais para arquitetos e designers

15 de novembro de 2019

Muita gente não costuma assinar newsletter temendo que a caixa de emails fique abarrotada de propaganda ou links para vendas afiliadas, mas o que tenho observado com as newsletters que assino é que elas são a minha fonte mais preciosa de pesquisa nos últimos anos.

Claro que leio muitos livros, revistas, escuto podcasts, sigo muitos perfis técnicos e informativos nas redes sociais: mas nenhuma dessas fontes é tão preciosa pra mim quanto a curadoria riquíssima das newsletter. É como se eu nem precisasse ler e buscar tanta informação, eles já separam pra mim o que vai me interessar de acordo com meus filtros.

Por isso, resolvi falar das minhas sete fontes semanais de informação, cujas leituras me rendem a maioria dos posts que faço no meu blog, nos meus textos aqui do Linkedin e nas atualizações das minhas aulas.

A lista!

Curbed

Curbed é uma plataforma que existe desde 2004 com a intenção de divulgar notícias sobre cidades, arquitetura, moradia e paisagem. Apesar de abordarem notícias do mundo todo, o foco maior do Curbed são para os fatos que acontecem na cultura americana e nas 14 principais cidades onde eles tem agentes e repórteres atuando.

Acho as matérias deles super antenadas com o que está acontecendo no mundo da arquitetura mundo afora e depois do Design Boom (que vou falar logo abaixo), é meu segundo lugar da lista.

Design Boom

O design boom começou como um blog em 1999 lá em Milão e devagarzinho foi conquistando espaço. Em 2004 tinha mais de 17 mil leitores mensais e em 2005 pulou para 1.5 milhões de leitores mensais. Em 2007 foi considerado pela Time um dos Top 10 Design Influencers do mundo.

O DB é minha plataforma preferida de informação por abranger um conteúdo super completo de arquitetura, design e artes, além de entrevistas com profissionais e coberturas das principais feiras do mundo, como a Isaloni.

Design Milk

Assim como o Design Boom, o Design Milk começou como um blog que foi crescendo aos poucos. Só de contas no instagram eles tem 6, com focos que vão de ambientes de trabalho (@designmilworks) até viagens (@designmilktravels).

O conteúdo aborda arquitetura, design, produtos, empreendedorismo e inovação. Eles ainda tem uma plataforma para quem está procurando emprego na área e também são feras em cobrir feiras e eventos.

E uma vantagem: Você pode escolher entre receber as notícias diariamente ou semanalmente.

Medium

O Medium é uma plataforma internacional (mas também tem a plataforma nacional com textos em português) de matérias, entrevistas e artigos de gente do mundo todo e de todas as área de conhecimento.

Na newsletter você pode escolher o tipo de notícia que quer receber entre tudo que eles abordam, assim como, se quer receber diariamente ou semanalmente.

É um conteúdo vastíssimo, com textos bem profundos e de um nível intelectual precioso para quem precisa de informação quente.

Yatzer

O Yatzer também começou como um blog em 2007 criado por um designer grego chamado Voyatzis que foi considerado pela Architectural Digest em 2011 como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo do design.

Gosto muito do conteúdo que aborda de arquitetura a design de interiores, desfocando dos mega-projetos e recebendo matérias de profissionais do mundo inteiro: se eles acharem interessante o que você fez publicam de boa!

Foi assim que Maurício Arruda (o apresentador do Decora do GNT) divulgou seu Aparador José (feito com caixotes de feira da CEAGESP) em 2010 quando ainda não era tão conhecido na mídia: enviou umas fotos do projeto que ele mesmo bancou do próprio bolso e o Yatzer publicou pro mundo inteiro ver! Massa, né?

Architectural Digest

A Newsletter da Architectural Digest é bem completa e chega na sua caixa diariamente com notícias que vão de mega-projetos a tendências de comportamento.

Você não paga nada para ler as matérias, mas se quiser ter acesso ao conteúdo PRO, precisa pagar uma taxa anual e $24.99. Não é cara, considerando que são quase artigos científicos mega completos e que tratam de temas super disruptivos.

Dezeen

O Dezeen é uma revista internacional de arquitetura e design, ganhadora de vários prêmios de jornalismo e publicação. É o site de design mais comentado e compartilhado do mundo!

O site começou em 2006 como um blog criado pelo designer Marcus Fairs, que também é escritor e autor de dois livros sobre design: Twenty-First Century Design e Green Design.

Com certeza, o Dezeen é um dos meus favoritos da lista, não só pela curadoria de projeto, mas também pelos excelentes textos críticos e reflexivos sobre estética, tendências e mercado de trabalho.

Gostaram da minha seleção? Tem alguma newsletter interessante para acrescentar aqui?