Carreira

Quatro razões porque você deve pedir demissão agora

13 de janeiro de 2020

Você já pediu demissão ou pensou em pedir alguma vez na vida? Se sim, você não está sozinho! De acordo com uma pesquisa publicada pela firma de consultoria Mercer, 1/3 das pessoas está fazendo planos de pedir demissão nos próximos 12 meses.

Existem muitos empregados infelizes. E qual o problema? Por que tantas pessoas desejam sair dos seus empregos?

Um outro estudo da empresa de tecnologia Peakon explorou os motivos que levam as pessoas a pensar em sair do trabalho. O estudo apontou um número claro e mensurável de sinais que mostra 9 meses antes se um funcionário tem tendência a pensar em se demitir.

Vamos analisar as quatro principais razões!

Você acha seu trabalho pouco desafiador

Nós queremos ser desafiados em nossos trabalhos, superando nossos limites e fazendo tarefas que sejam enriquecedoras e que nos ajudem a crescer. Trabalhos bobos, medíocres, repetitivos e engessados são desestimuladores para a maioria das pessoas.

De acordo com a Peakon: “Um senso de realização é a chave para um funcionário engajado e essencial para uma experiência de trabalho saudável”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: Peakon: The 9-Month Warning, 2019.

Você não consegue conversar sobre seu salário

Dinheiro e salário são itens muito importantes num emprego. Além de pagar nossas contas, nos dá uma dimensão do valor do nosso trabalho e de como vamos nos dedicar a ele.

Não ter a liberdade de conversar com o seu chefe sobre seus ganhos, crescimentos e conquistas é um motivo forte para que as pessoas pensem em pedir demissão. A inabilidade de poder conversar sobre isso com superiores pode ser um sério problema dentro de uma empresa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: Peakon: The 9-Month Warning, 2019.

Você não se sente confortável com seu chefe

Uma das relações mais importantes no ambiente de trabalho é com o seu chefe e se essa relação é ruim, a tendência é que você se sinta mal aproveitado e deslocado.

Existem muitos chefes por aí que tem pouca capacidade de liderança e engajamento do time e isso torna a experiência diária completamente desestimulante. E o pior é que muitas empresas simplesmente não enxergam isso, preferindo manter seus chefes medíocres e perder funcionários qualificados.

Existe um velho ditado que diz: “As pessoas não deixam o trabalho, deixam o seu chefe”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Peakon: The 9-Month Warning, 2019.

Você não enxerga um caminho para se desenvolver

Todos nós queremos nos desenvolver e crescer no ambiente de trabalho depois de um certo tempo exercendo a mesma tarefa e o mesmo cargo.

Se você nota que não tem chances de angariar um novo cargo, novos desafios, novos times, um aumento e até mesmo criar um plano de carreira, as chances de você se sentir completamente sem estímulo e querer sair daquele espaço são bem grandes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Peakon: The 9-Month Warning, 2019.

Se você está sentindo uma ou mais dessas razões no seu emprego atual, significa que você deve considerar realmente pedir demissão a curto prazo já que isso significa que seu trabalho pouco te preenche ou te envolve.

Considere analisar com calma cada item e ver quais tem chances de serem melhorados. Se você não enxerga saída, então talvez seja mesmo a hora de ir pra frente sem olhar pra trás.

Se você está em dúvidas se deve ou não pedir demissão, temos outro post aqui falando sobre a demissão e suas benesses de acordo com a teoria do economista Guy Standing.