Instagram

Follow Me!

Sem categoria

Pinterest para Arquitetos

26 de novembro de 2019

O Pinterest é uma rede social criada em 2009 para compartilhamento de fotos , permitindo que os usuários façam quadros de inspirações de imagens baseadas em temas variados como decoração, festas, auto-estima, viagens, moda, maquiagem e por aí vai.

Mas se você pensa que o Pinterest é apenas uma rede social para se divertir nas horas vagas está muito enganado. O Pinterest pode ser usado para negócios atraindo tráfego orgânico para seu site, blog ou canal do youtube se usado da maneira correta (vou explicar como fazer isso aqui embaixo).

Para arquitetos e designers, é uma ferramenta poderosa de divulgação de seus projetos e moodboards, aumentado o seu alcance nas redes numa escala gigante.

Empresas como Dot&Bo, Etsy, Tastemade tem alavancado o alcance de vendas e visualização de seus post porque tem usado o Pinterest de maneira muito inteligente.

A Dot&Bo, gigante americana da decoração, por exemplo, obteve 18000% de aumento na média diária de cliques no seu site, 6000% de aumento em pins salvos e 4x aumento na média mensal de visualizadores, tudo porque usou as ferramentas do Pinterest.

Vamos entender como bombar seu Pinterest:

Conta business

O primeiro passo é converter sua conta pessoal em uma conta business. Se você tem uma negócio, loja ou escritório, isso é imprescindível. A conta business permite que você tenha acesso a métricas de análise como pins mais salvos, aumento das visualizações, posts virais, conteúdos que engajam, etc.

Você pode continuar com sua conta pessoal e criar outra conta só para seu negócio, caso não queira misturar conteúdos.

Clicando em configuraçãoes de conta, você pode transformar com um clique de conta pessoal para conta business.

O segundo passo é fazer a verificação da sua conta, adicionando suas redes sociais como Youtube, Instagram e Etsy.

Também é necessário que você reivindique seu site! O Pinterest vai te dar um código em HTML para que você adicione à head do código do site ou blog. Se você não souber como fazer isso, pode pedir ajuda de um webdesigner. Mas garanto que é bem simples, tutoriais de HTML no youtube podem te ajudar.

O botão “reivindicar” conta também se encontra na aba “configuração de conta”

Criando Pastas

O segundo passo é começar a criar suas pastas! Divida seus interesses por temas diversos e tente diversificar o máximo possível!

Por exemplo, se você tem um escritório de projetos residenciais, pode criar pastas por ambientes: banheiros, quartos, salas, cozinhas, jardins. Outra opção seria criar pastas por estilos: industrial, neoclássico, moderno, vintage.

Ou até mesmo criar uma mescla do dois: banheiros industriais, banheiros vintage… e por aí vai! Não tem limite no número de pastas, tente organizar de uma maneira que você ache acessível para guardar inspirações para você.

Olha como fiz a divisão do SalaPop, essas são algumas pastas que criei, mas já tenho mais de 20 pastas:

Começando a Pinar

Depois de criadas as pastas é hora de começar a adicionar imagens, os famosos Pins. Você pode tanto adicionar imagens de projetos seus, quanto adicionar inspirações de outras pessoas.

Lembrando que os acessos às suas redes só serão possíveis com imagens suas, pois assim você poderá linkar a imagem à suas outras redes sociais ou blogs. Mas nada impede que você faça uma mescla dos dois conteúdos, ok?

Vamos entender como fazer isso:

Adicione uma imagem que pode ser de um projeto finalizado, um moodboard ou até mesmo um render 3D criado por você.

  1. Escolha em qual pasta você vai inserir a imagem no canto superior direito.
  2. Depois adicione um título à imagem.
  3. Faça uma pequena descrição de no máximo 50 caracteres.
  4. Ao final da descrição adicione palavra-chave usando hashtags. Não use mais do que 4 ou 5 hashtags.
  5. Insira um link que vai levar o usuário para fora do pinterest para te conhecer melhor. Você pode linkar para um post do seu blog sobre aquele projeto, para o seu canal do youtube em algum vídeo que você menciona esse projeto ou até mesmo para sua página do instagram.

No caso do SalaPop eu aproveito todas as montagens que faço para a pagina do Instagram no Pinterest, linkando para dentro do meu Instagram.

Para os posts do blog e vídeos do youtube eu faço uma montagem vertical como essas abaixo e direciono o link para os posts do blog. Para cada post que faço no blog e para cada vídeo que faço no youtube crio uma montagem assim para atrair usuários para meus conteúdos.

Essas imagens em formato vertical tem muito engajamento no Pinterest e são as mais compartilhadas, segundo a plataforma. Você pode usar a ferramenta Canva para fazer essas montagens, que contém um modelo predefinido de template do Pinterest: 736 X 1103 pixels.

Se você tem um tempo sobrando, é legal fazer algumas montagens nesse estilo para linkar, principalmente para blogs ou sites.

Engajamento e Consistência

Como toda redes social, o Pinterest precisa de engajamento e consistência constantes! Pinar toda semana, alimentando sempre a plataforma com imagens e sempre analisando suas métricas para entender quais imagens são mais salvas é imprescindível para ter visualizações na plataforma.

Se um post viralizou muito nas métricas, talvez você deva investir em mais posts do tipo linkando ainda mais imagens para a página que teve muitas visualizações ou quem sabe, até mesmo, lançar um infoproduto, curso ou serviço inpirado nisso.

Gosto muito do exemplo do Blog de decoração Casa de Valentina, que usa o Pinterest com maestria para levar usuários para seus posts.

Lucila, dona do blog, faz uma curadoria de projetos de arquitetura e design, recebendo material de profissionais para criar posts no blog. Então ela pina todas as imagens no Pinterest linkando diretamente para o post sobre esse projeto. Com isso, ela conseguiu atingir mais de 10 milhões de visualizações mensais na plataforma, que é um número muito alto!

Boas Imagens

Um dos segredos do Pinterest é a utilização de boas imagens. Capriche no render ou se for um projeto pronto, contrate um bom fotógrafo para que a imagem seja atrativa e relevante.

Se for fazer os posts no formato vertical, capriche também no design. Tente usar a mesma fonte e padrão de cores que você já vem utilizando em outras redes sociais para manter uma identidade visual clara de quem é você.

Gosto muito das montagens de post da Mari Ellen, que é especialista em mídias sociais. Tem um layout bem distribuído, um padrão de cores integrado e são fáceis e simples de serem visualizados.

____________________

Gostou do post? Já usa o Pinterest? Se não usa, comece agora! O Pinterest é uma rede social poderosa para atração de clientes e vendas indiretas. Não perca tempo!