Paletas de cores: como criar a sua e colorir ambientes sem erros.

Quem nunca quis um ambiente marcante mas ficou na dúvida sobre qual cor colocar naquela parede da sala? Ou sobre a cor do tecido para forrar as poltronas? E as cortinas? Entre tantas outras situações a dúvida é sempre a mesma: que cor escolher? O medo na hora de colorir um ambiente também é semelhante: e se eu enjoar rápido? No final das contas, diante da insegurança, acabamos finalizando um ambiente neutro – bege, branco, cinza – com alguns toques de cor apenas em objetos. Até aí tudo bem – quando a proposta desde o início é essa – mas quando a ideia era ter “alguma cor” no ambiente, a frustração pós-obra com a falta de cor é grande.

Para não errar na composição cromática do ambiente o ideal é você eleger uma paleta de cores como referência – assim, todos os elementos que forem sendo adicionados no ambiente devem seguir as cores estabelecidas na paleta, ou nuances delas.

Com uma paleta de cores em mãos, fica muuiiitoo mais fácil colorir o ambiente sem gerar arrependimentos futuros. E para isso você só precisa se identificar com a paleta escolhida!

Mas e aí, como escolher a paleta de cores perfeita?

Simples – busque lugares e/ou imagens que visualmente te agradam. Você pode buscar por paletas prontas disponíveis na web ou pode fazer a sua própria paleta – basta você utilizar alguns recursos que vamos colocar mais adiante!

A forma mais fácil de criar uma paleta é através de imagens inspiradoras e, se possível, que te tragam uma memória afetiva. Sabe aquela fotografia linda do pôr do sol do seu aniversário? E o amanhecer do primeiro dia do ano depois de uma festa inesquecível? Quando elegemos imagens que possuem memória e emoção, fica muito mais difícil de enjoar das cores que lembram aquele momento!  Viagens também são sempre inspiradoras – novos lugares, novas paisagens, novos sabores – o que puder ficar na memória da câmera, pode ser traduzido em cores. E se foi traduzido em cores, pode ser traduzido em composição do ambiente! 🙂

por do sol anacapri

Pôr do sol em Anacapri – o pôr do sol mais lindo de nossas vidas – pensando seriamente em usar essa paleta no nosso quarto e lembrar sempre desse dia! #nofilter

Agora, para obter uma paleta de cores legal, sua imagem também precisa estar legal – você tem que olhar para ela e pensar “adorei essa foto”. Se for uma foto “marrom-menos” vai resultar em uma paleta da mesma forma. Para isso a captura não precisa ser perfeita – vale editar, colocar filtro e o que você quiser – desde que o resultado final seja uma imagem que te agrade em cores.

Para este post utilizei apenas fotografias feitas por mim na última viagem de férias com o marido, feita pela Itália, onde fiquei por um tempo após a semana da feira de Milão. Foi uma viagem maravilhosa por lugares apaixonantes, que renderam memórias gostosas, além de lindas. Lugares que realmente gostaria de ter em casa!

farol de anacapri

Farol de Anacapri – lugar lindo demais! Pensando em uma paleta para a praia? Essa foto tem filtro.

passaro no coliseu roma

Esses pássaros interesseiros (que não sei exatamente o nome) estavam sempre atrás de um petisco por toda Roma. Esse aí ficou bem pertinho no Coliseu e valeu a foto! Dá uma paleta bem interessante. #nofilter

Com a imagem em mãos, criar uma paleta de cores é mais fácil do que você pensa! Existem diversos aplicativos disponíveis online que permitem que você carregue a sua imagem e a partir dela gere paletas pré-definidas ou personalizadas por você. Neste post do Design Couture, são eleitas 4 ferramentas disponíveis para essa tarefa. Eu particularmente uso a primeira listada por eles, a Adobe Color CC, disponível pelo navegador e super simples de utilizar.  Você precisa fazer um cadastro gratuito para poder salvar suas paletas.

adobe cc color

Print da tela do Adobe Color – você pode ir arrastando as bolinhas até achar a cor que você quer no modo personalizado! 

O próprio aplicativo gera paletas pré-definidas: ‘colorido’, ‘brilho’, ‘suave’, ‘profundo’ e ‘escuro’. Mas você sempre pode mover as bolinhas tornando a sua paleta ‘personalizada’. Quando chegar na combinação que te agrada, pronto – é só salvar!

gruta azul de capri

50 tons de azul na Gruta Azul de Capri! Vale a visita! A paleta daria um ambiente monocromático em tons de azul massa! #nofilter

Ps: O aplicativo salva a paleta (a tira de cores) ele não salva a sua imagem junto como apresentado aqui no post – eu tive que montar as imagens.

Tendo em mão a sua paleta perfeita, agora é hora de traduzí-la no ambiente, certo?

Aí vale algumas dicas também para acertar na dosagem das cores. Vou utilizar como exemplo a paleta à seguir:

casa das vestais forum romano

Esta foto da “Casa das Vestais” foi tirada em Roma. Era primavera e as flores estavam lindas, criando uma atmosfera bem feminina. A casa abrigava as seis sacerdotisas responsáveis por dedicar 30 anos de suas vidas ao culto à Deusa Vesta, guardando durante esse período sua castidade. Inspirada pela história, propomos uma sala para uma “vestal contemporânea”, sem nenhuma pretensão de discutir condutas de comportamento e/ou gênero, mas uma sala contemporânea com a atmosfera da paleta de cores:

casa das vestais contemporanea

Na hora de propor o uso das cores, é interessante tomar cuidado nas proporções: cores mais vibrantes e fortes devem ser usadas em menor proporção (a não ser que você queira um efeito dramático), enquanto os tons mais suaves da paleta podem ser usados em elementos que ocupam mais espaço visual.

Aqui usei o rosa fechado em um volume da parede, servindo de fundo para o aparador, enquanto o verde suave deu o tom do papel de parede que ocupa toda a área atrás do sofá. O rosa aberto ficou nos detalhes: poltrona, almofadas e pontos nos quadros. O marrom escuro veio no tapete e o nude no sofá. O preto foi inserido para tornar o ambiente mais arrojado, sem brigar com o resto da paleta. Não é porque você definiu uma paleta, que absolutamente todas as cores do ambiente precisam estar nela!

Dá uma olhada em outras paletas inspiradoras:

flores de pienza

Flores de Pienza – na minha opinião, sem dúvidas, a cidade medieval mais charmosa da Toscana! #nofilter

mar de capri

Ah, esse mar de Capri! Vista do Monte Solaro, o ponto mais alto da ilha de Capri! #nofilter

oleo sobre tela museu do vaticano

Eu amei o uso das cores nessa tela de pintura à óleo, no Museu do Vaticano. Uma paleta profunda e sóbria, mas sem deixar de ter variedade de cores. #nofilter

por do sol firenzePôr do sol na Piazza Michelangelo em Florença! Adoro os tons alaranjados dessa hora do dia. Essa foto tem filtro. 

Que tal um home office inspirado no pôr do sol?home office por do sol florença

Bom, mas se você não quiser ter o trabalho de fazer a sua paleta, você pode buscar aqui no Pinterest e catar as que combinam com você!

E vocês, como escolhem cores para os seus ambientes?

;*

Ceci.S