Instagram

Follow Me!

Sem categoria

Quatro Tendências da NeoCon 2019

18 de junho de 2019

Neocon é uma das maiores feiras de produtos e design para escritório, comércio e trabalho do mundo e acontece uma vez por ano nos EUA com mais de 500 fabricantes e 50.000 profissionais ao todo circulando por lá. A feira desse ano acabou de acontecer em Chicago trazendo inúmeras novidades e tendências para esse setor que vem mudando cada vez mais.

Apesar de acontecer nos EUA e focada no mercado americano, as tendências vistas por lá dizem muito sobre as transformações de ambientes de trabalho que temos visto aqui no Brasil também, e a gente sabe que o que sempre surge por lá acaba pintando por aqui uma hora.

Escritórios colaborativos, ambientes de comércio e trabalho compartilhados estimulando a flexibilidade e a criatividade; todas essas mudanças disruptivas podem ser vistas em produtos para mobiliários, iluminação, revestimentos e produto em geral; mas com uma pegada um pouco diferente dessa vez!

Vamos dar uma olhada:

  1. Atenção à Ergonomia

Grandes negociantes e chefes de empresas notaram que para atrair grandes talentos da geração millenial, um cuidado à qualidade de vida e à saúde no ambiente de trabalho era essencial. Isso incluia espaços de trabalho mais saudáveis. Por isso, a Neocon veio com muita novidade em mesas, cadeiras e poltronas focadas num baita estudo ergonômico com prevenção de dores para pessoas que passam horas sentados.

Ai, se todas as empresas pensassem assim! As LERs (lesão por esforço repetitivo) são justamente causadas por mesas curtas, cadeiras baixas e com encostos altos que aumentam a pressão sobre ombos, braços e pulso, sabia? Muitas vezes o problema por trás da LER não são as muitas horas trabalhadas, mas sim, as plataformas usadas para executar esse trabalho.

2. Inspiração na natureza

O design inspirado na natureza vem com tudo nos ambientes de trabalho à medida que estudos recentes mostram que o design biofílico diminui o stress e torna o humor do funcionário mais positivo aumentando a produtividade.

A natureza se mostrou na feira de inúmeras formas, mas o mais interessante são essas divisórias acústicas em formatos de árvores que diminuem o som, trazendo calma ao ambiente. Não basta só usar plantas e ser urbanjungle, a natureza também pode estar presente de maneiras técnicas.

3. Privacidade aberta

Que ambiente de trabalho abertos e flexíveis são tendências nós já sabemos! Mas o mobiliário mostrado na Neocon mostra que essa flexibilidade está evoluindo para novos horizontes. Peças multifuncionais que podem se adaptar a inúmeros ambientes com design que se transforma apareceu no showrrom de vários fabricantes.

Outro ponto-chave foi a importância dessas peças permanecerem conectadas à energia aonde quer que eles estejam se necessitar estarem perto de tomadas. Tecnologia que chama, né?

4. Sustentabilidade

Sustentabilidade é mais do que tendência, é necessidade. E esse é outro assunto que não se cansa de falar no mundo do design.E mpresas tem investido cada vez mais em produtos que tem materiais e processos de fabricação limpos e essa é uma exigência cada vez maior das próprias empresas que querem se vender como “verdes” para os clientes.

Produtos feitos com nylon reciclável e poliéster descartados da indústria têxtil aparecerem em tapetes, carpetes e estofados com uma variedade de texturas e cores como mostrado no catálogo abaixo.

Fonte: Architectural Digest