Instagram

Follow Me!

Arquitetura Decoração

Isaloni 2018 antecipa tendências do design

4 de junho de 2018

A Isaloni aconteceu em abril desse ano e como eu já tinha me programado e ir ao NYCXDesign (quem me acompanha no instagram pode ver os stories ao vivo de NY e breve segue o post completo das novidades de lá) não pude estar em Milão porque as datas eram muito próximas. Mas segue aqui um compilado das tendências observadas por lá! Para acessar posts das feiras anteriores e comparar as tendências é só clicar aqui e aqui.

O Salão Internacional do Móvel de Milão é a feira de mobiliário mais importante do mundo.  As inspirações da feira são inúmeras para quem deseja inovar na décor dos cômodos de casa. Com os lançamentos é possível renovar os ambientes com referências modernas e atuais. Marcas vindas de todos os continentes participaram lançando suas criações e antecipando as novidades do setor.

Personalização

A personalização está em alta nos móveis. Cada pessoa possui necessidades diferentes e as marcas têm se adaptado a essa preferência. A grife italiana de móveis para cozinha DADA apostou na iluminação personalizada com usos variados. As luzes podiam ser encontradas dentro de armários para valorizar acessórios internos e também em bases e nichos. Já a Bontempo, primeira marca de móveis planejados do Brasil a ser convidada para a feira, apostou na coleção’Pixel’ com a proposta de customização. O armário confeccionado possui uma porta removível que pode ser retirada para se transformar em um nicho.

Pedras

Pedras naturais claras, escuras, com textura ou lisas são um charme e deixam qualquer ambiente mais sofisticado. A nobreza do material foi destaque nos móveis mais variados: mesas, centros, armários e bancadas foram alguns deles. A criação da Misura Emme, marca italiana de móveis planejados, chama atenção pelo desenho da superfície e a forma inovadora de utilizar a pedra.

Tons terrosos

As cores sempre são um fator determinante na hora da decoração. “A paleta de cores de destaque na feira foram os tons de verde e terrosos, acompanhando a tendência de incluir um toque da natureza nos ambientes”, esclarece Dani. No espaço da Lema, empresa de móveis italiana,  o verde militar e o tom marrom queimado predominaram.

Transparência

A percepção de amplitude se materializa quando é possível visualizar designs abertos. Armários, closets e estantes sem portas, laterais ou que exploram a transparência do vidro e de tecidos que permitem ver o que há no interior da mobília foi uma tendência observada no ISaloni de Milão. Criações como a da Molteni se destacaram por transmitir a leveza em seus móveis.

Metais

O toque industrial esteve em evidência desde o ano passado e a tendência continua para este ano. O metal ganhou destaque na estrutura de nichos e estantes, e pode ser encontrado até em acessórios que protagonizam os espaços, como uma luminária. Cada vez mais o trabalho da serralharia vem substituindo ou caminhando lado a lado com a marcenaria.