Instagram

Follow Me!

Arquitetura Sem categoria

POPSÉRIE | História da Vida Doméstica

3 de julho de 2019
breve historia da vida domestica

Para quem me acompanha no Youtube viu que mês passado lancei a Websérie que chamei de Popsérie, “História da Vida Doméstica” que nada mais é que a história de quatro ambientes da casa inspirado no livro do jornalista Bill Bryson “Breve História da Vida Doméstica“.

A publicação conta a história da casa divida por ambientes, desde os primórdios de seu surgimento até objetos e pessoas que os fizeram ser parte da nossa história em sociedade. Mas para a Popsérie decidi focar nos quatro ambientes principais da casa: Sala, Quartos, Cozinha e Banheiros – um vídeo para cada um!

O Livro

Desde que terminei de ler esse livro fiquei super impactada com o seu conteúdo. Mesmo sendo arquiteta e tendo estudado muita história da arquitetura, nunca tinha entrado nos pormenores da formação desses espaços internos da casa. A visão que tive no curso era muito focada no desenvolvimento das cidades e das questões estilísticas e construtivas do lar, sem focar na questão doméstica.

Ler que pequenos acontecimentos aleatórios mudaram completamente o rumo de como vivemos hoje me deixou impressionada. Ainda mais embasbacada fiquei ao constatar que vivemos “a casa moderna” com banheiro, luz elétrica, eletrodomésticos e móveis há menos de 150 anos. É como se a gente tivesse começando a viver agora em termos de moradia.

Futuro

O livro também me fez questionar muito sobre o futuro. Será que viveremos assim por muito tempo? Que mudanças a era da robotização está por trazer? Como será a casa e o ambiente doméstico dos próximms anos?

Questionei muito a maneira como faço arquitetura e comecei a pensar em novas formas de criação… simplesmente a gente recebi uma mensagem ali no piloto automático da faculdade e nunca tinha parado para perguntar muitos porquês. Por que sentamos em sófas? Por que os sofás são encostados nas paredes? Por que fazemos refeições em mesas? Eu falo sobre tudo isso nos vídeos! Não deixa de assistir!