Instagram

Follow Me!

Carreira Sem categoria

3 habilidades que os arquitetos deveriam dominar

25 de setembro de 2019

Habilidades para usar os programas de desenhos 2D e 3D tem sido exigência nos currículos de arquitetura no Brasil e no mundo desde o advento dos programas CAD no final dos anos 90.

Esses programas não só entraram no currículos da maioria das faculdades como são a nova moda em se tratando de cursos livres, presenciais e online.

Vejos meus alunos numa preocupação enorme em dominar o Revit, o Autocad, o Vray, o Sketchup, o BIM. O BIM inclusive, será obrigatório em licitações a partir de 2021.

Acho justo já que são programas exigidos por 99% das vagas de emprego relacionadas à arquitetura e design de interiores.

Mas existem inúmeros outros programas e habilidades técnicas que considero essenciais para arquitetos e designers se diferenciarem no mercado. Se todo mundo domina Revit e Autocad, quem vai se destacar no meio da multidão?

Programação

Dominar programação básica nos dias de hoje é essencial. Algoritmos estão presente na nossa vida em uma grande parcela das nossas atividade diárias. Se não o dominarmos, ele nos dominará. E pra que serve programação na arquitetura?

Serve para conseguirmos manipular os plugins do 3D Studio e Rhinoceros (como o Grasshoper) e entrar no mercado de Arquitetura Paramétrica, um mercado novo e crescente de trabalho.

Serve também para dominarmos o WordPress e criarmos um blog ou página de vendas com o conteúdo do nosso trabalho! Claro que um programador pode fazer isso pra você, mas garanto pela minha experiência em 15 anos de blog, saber HTML básico te salva de muitos perrengues.

Programas Gráficos

Photoshop, Illustrator, In Design, Corel, Premiere…. Ter esse pacote mágico no seu currículo é um grande diferencial!

Isso demonstra que você pode fazer uma apresentação diferenciada do seu trabalho, criar uma prancha animada, diagramar um e-book explicativo para seu cliente, criar posts criativos para suas redes sociais, fazer um vídeo do processo de trabalho de um projeto.

Isso te dá um grande destaque num escritório onde todos os outros apenas desenham no Autocad e no Revit e te abre possibilidades de trabalhos criativos em muitas áreas relacionadas ao design.

Fotografia

Ter um olhar fotográfico trabalhado deveria ser essencial para arquitetos e designers. Acho inclusive que deveria ser uma disciplina obrigatória da graduação.

E dominar fotografia não significar saber mexer numa câmera de ponta! Mas sim trabalhar o seu olhar para fazer um levantamento levando em conta ângulos inusitados, adentrar um espaço e observar a luz, ter atenção a cores que se destacam na imagem final.

E claro, no final do projeto, montar o ambiente valorizando aspectos que vão se destacar na fotografia publicitária.

Fora isso, saber olhar a cidade por outros ângulos, prestando atenção em formas e cores diferentes, criando um repertório para sua bagagem de criação.

Não se deixe levar pela manada. Se todo mundo está fazendo uma coisa obsessivamente, você deveria pensar em como não ser mais do mesmo no meio da multidão. Pensa nisso com carinho!