Instagram

Follow Me!

Carreira

Quem falha mais é mais bem-sucedido no futuro

15 de novembro de 2019

O medo da falha

Falha, quem gosta? Foi demitido? Seu negócio foi à falência? Começou um projeto que não foi aprovado? Alguém já deve ter te falado que a dor do insucesso te deixaria mais forte para o futuro, e essa pessoa estava certa! E o melhor de tudo, é a ciência que afirma isso.

Um time de cientistas da Northwestern University publicou um artigo na revista Nature intitulado “Early-Career Setback and Future Career Impact”.

A pesquisa examinou durante 10 anos a carreira de um time de cientistas mostrando que aqueles que foram recusados em bolsas ou programas de incentivo, se tornaram mais fortes e continuaram a persistir em seus estudos alcançando grandes êxitos tempos depois.

O estudo ainda afirma que os cientistas que sofreram perdas não deixaram de acompanhar o ritmo daqueles que receberam incentivos e ainda por cima, chegaram a publicar mais artigos e pesquisas que tiveram mais impactos positivos na sociedade.

Pesquisa

Os cientistas se questionaram se eles estavam observando uma causa ou efeito que deixavam para trás os fortes para contemplar os fracos ou se a falha realmente é que fazia as pessoas mais fortes depois.

Mas depois de vários métodos de análise de dados entre fortes x fracos, passado x futuro, negação e aceitação, eles conseguiram comprovar que foi a falha – o conhecimento e a resiliência ganhada pela queda – que deram a esses cientistas mais sucesso em suas carreiras.

Sabe aquele ditado “o que não te mata te fortalece”? Ele é mais do que verdade, tanto é que empresas investidoras em Venture Capital tem frequentemente dado segundas chances para startups que falharam em suas primeiras tentativas, com um novo investimento ainda maior.

Então, tente lembrar que sempre que você se sentir triste com uma grande perda profissional, a long prazo, você provavelmente vai alcançar mais sucesso do que se nunca tivesse falhado. Vamos sempre olhar pra frente…;)