E-Books

GUIA COMPLETO DO QUARTO DO BEBÊ

O e-book apresenta todas as etapas necessárias para entendimento da dinâmica de um quarto de bebê, englobando desde a história dos primeiros quartos até as configurações dos quartos atuais abordando em 72 páginas de conteúdo; questões técnicas como cores, layout, estilos, iluminação, piso, mobiliário e materiais necessários ao ambiente infantil.

Este e-book surgiu após vários anos trabalhando com projetos de arquitetura, dentre eles muitos quartos de bebês. Notava que os pais sempre compravam uma variedade de livros e revistas sobre a criação de um bebê, mas sentiam falta dos que tratavam dos quartos de crianças com uma abordagem mais arquitetônica e diferente do caráter cenográfico que das revistas especializadas.

Assuntos importantes sobre iluminação do quarto, tipo de piso, as cores na evolução da visão, espaço para mobilidade e até materiais construtivos, sempre geravam imensas dúvidas. Depois de muitas consultorias na área, resolvi juntar meu conhecimento num guia que possa ajudar profissionais e futuros pais a compor  melhor o espaço dentro dos apartamentos e casas tão pequenos que vivemos hoje.

PARA QUEM É ESTE LIVRO

  • Arquitetos e Designers de Interiores
  • Profissionais que trabalham com crianças como pedagogos, professores de jardim-da-infância e cuidadores de creches
  • Mães e Pais de primeira viagem
  • Interessados em estudos sobre a primeira infância

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Por que se preocupar com o planejamento de um quarto de bebê? Vamos entender os diversos fatores que influenciam a formação cognitiva da criança envolvendo o ambiente onde ela é criada.

HISTÓRIA DOS QUARTOS

Como surgiram os primeiros quartos infantis? Há quanto tempo os berços existem? Como funcionavam os quartos infantis nos séculos passados? Vamos estudar a história dos ambientes infantis através dos séculos até os dias de hoje.

ESTILOS

O que são estilos arquitetônicos e como eles podem influenciar na decoração e planejamento do quarto desde a configuração dos móveis até os pequenos detalhes da decoração e da organização do ambiente O que é o estilo/método montessori e como ele se diferencia dos estilos tradicionais de quarto.

MOBILIÁRIO

Quais os móveis necessários para a composição de um quarto infantil? Abordaremos como funciona o dimensionamento mínimo e a lógica de organização do mobiliário segundo o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

LAYOUT

Aqui vamos entender como posicionar o mobiliário básico dentro de um espaço de acordo com medidas básicas de uma planta. Através de imagens ilustradas, vamos organizar diferentes configurações de layout num espaço, desde um quarto básico até um quarto de gêmeos.

CORES

Como funciona a visão da criança? O que é um círculo cromático? Vamos entender como as cores e seus contrastes e analogias se comportam na visão do bebê e como escolher as cores de um quarto para acompanhar o desenvolvimento da formação da visão do récem-nascido.

FORRO E ILUMINAÇÃO

Iluminação é um item bastante importante no quarto do bebê e neste capítulo vamos estudar como os espaços aéreos do quarto devem funcionar e como deve ser a iluminação natural e artificial mínima para um bom desenvolvimento do sono do bebê.

PISOS

A fase de engatinhamento e de contato com o piso é muito importante para o desenvolvimento motor do bebê. Como deve ser o piso de um quarto infantil? Quais os materiais mais adequados para que a criança não se machuque e seja estimulada a caminhar pelo espaço?

PAREDES

As paredes do quarto do bebê são a delimitação do primeiro espaço que a criança vai interagir na vida, então deve-se reservar uma grande atenção em relação ao que se colocará nesses espaços verticais. Vamos estudar como trabalhar as paredes para a fase posterior aos 6 meses, quando a criança começa a sentar e modificar seu ângulo de visão.

OBJETOS DE DECORAÇÃO

A que altura devem ficar os objetos no quarto do bebê? A partir de que fase a criança começa a interagir com produtos? Os objetos de decoração dão o toque final ao quarto ajudando na composição final dos elementos e também funcionam como estimulantes do desenvolvimento visual e motor. Vamos aprender como posicioná-los de acordo com os outros itens do quarto.

MOODBOARD

O moodboard ajuda na visualização de todos os elementos que vão compor o quarto da criança lado a lado, facilitando as decisões de compra e de montagem. Aqui vamos aprender como montar o moodboard do quarto do bebê de acordo com o estilo e as cores escolhidas.

ADAPTANDO O QUARTO PARA O CRESCIMENTO

Tentar aproveitar ao máximo o projeto do quarto para as fases futuras do crescimento é o desejo de todos os pais, afinal pode ser um custo grande montar o espaço do bebê dependendo do orçamento familiar. Vamos aprender como aproveitar o espaço para as fases futuras da criança.

OLHA QUEM FALOU DA GENTE…

O e-book foi matéria da Revista Crescer em maio de 2019 que abordou a importância de publicações acerca do universo infantil no Brasil e pontuou os aspectos mais importantes abordados no livro sobre organização do espaço, layout, cores, pisos, iluminação e objetos de decoração.


O desenvolvimento da criança é um impulso para uma independência cada vez maior e se assemelha à flecha que, lançada pelo arco, voa reta, segura e forte”.
Maria Montessori