Instagram

Follow Me!

Arquitetura Decoração

Cozinha corredor: um desafio

10 de abril de 2015

Com os apartamentos (ou apertamentos) minúsculos que temos hoje nas plantas dos edifícios surgem algumas tendências de planta que temos que aprender a conviver, uma delas é a cozinha-corredor: aquela cozinha tão pequena que ela é passagem para 2 cômodos servindo de circulação.

E como organizar uma cozinha-corredor? Vamos dar uma olhada nesse projeto que fiz há um ano atrás.

O ideal é ocupar as duas paredes para o melhor aproveitamento do espaço. Numa parede concentrar os eletrodomésticos de uso básico: fogão, geladeira, microondas além da pia. Os eletros de uso menor como gélagua, liquidificador, cafeteira, etc. podem ficar na outra parede.

DSC_0027

Outra dica é aproveitar bastante os espaços aéreos com o máximo de armários possível. Deixar a área mais livre da parede oposta à da pia e se couber deixar um espaço para alguns bancos (nesse caso a cliente ainda vai comprar os bancos dela).

Não adianta encher a cozinha da armários também na parede posterior pois a cozinha-corredor se muito cheia de informações e armários vai acabar extremamente claustrofóbica.

Uma dica é usar tons neutros! Nesse caso optamos pelos armários brancos com algumas portas em acabamento de vidro bronze e um revestimento de pedra natural. Isso ajuda a ampliar o espaço e dar a sensação que a cozinha é ainda maior.

DSC_0023DSC_0021DCIM100GOPROOutra dica também é usar bastante penduradores para colocar colheres, facas e outros utensílios, isso torna a cozinha bem mais prática e evita longas movimentações. Os eletros em inox também ajudam a espelhar e tornar o espaço um pouco maior. Aí depois é só decorar com fruteiras, potes e outros objetos! Não é porque é uma cozinha de passagem que não precisa ser bonita também.

DCIM100GOPRO