Instagram

Follow Me!

Decoração Design

Como incrementar sua cozinha sem usar revestimentos

23 de março de 2015

Cozinhas e revestimentos! Um enorme mundo se opções temos a nossa frente! Foi-se o tempo em que a cozinha era o lugar onde nenhuma visita podia entrar e era um ambiente que a gente não dava tanta atenção no décor em detrimento da sala. Isso mudou muito com a valorização do hábito de cozinhar em casa e também com a tendência de integração dos ambientes, onde cada vez mais as pessoas querem suas cozinhas abertas, sem paredes para a sala.

Mas como incrementar esse cantinho tão especial da casa sem gastar muito? Muitos dos nossos clientes se assustam com os preços dos revestimentos de parede do mercado e acabam deixando a cozinha toda fria, com azulejo branquinho porque não tem condicões de pagar um revestimento diferente mais a mão-de-obra de sua instalação. Pensando nisso, resolvei sugerir algumas opções para deixar as paredes mais alegres sem precisar de obra pesada!

 

Mini-adesivos

revestimentos cozinha

Super fácil de colar e geralmente impresso em papel contato, os adesivos de azulejo e cerâmica podem ser encontrados em vários sites de decoração (como o Grudado) em tamanhos, cores e estampas variados e você mesmo cola em cima das pedrinhas. Claro que não tem a durabilidade de um revestimento, mas pelo preço vale muito a pena! E o melhor, se você enjoar, é só remover o adesivo e colar outra cor ou estampa.

 

 

Pintura Lousa

revestimentos cozinha

Escolher um trecho da parede para aplicar pintura tipo lousa também melhora muito o aspecto impessoal da cozinha. A tinta preta dá um conforto legal para o ambiente e você ainda pode escrever coisas como a lista de compras, afazeres do dia, lembretes e receitas. Capricha na caligrafia que fica lindo!

 

 

Foto impressa

revestimentos cozinha

Tem uma foto linda em alta resolução? Você pode imprimir em grande formato e aplicar na parede. Fica lindo quando às fotos tem relação com a cozinha: frutas, verduras, imagens de feiras, etc. Tem alguns sites de banco de imagens como o Shutterstock que vendem a foto baratinha e aí só ir numa gráfica de grandes formatos para imprimir.

 

 

Tijolinhos 3D

revestimentos cozinha

Ah, mas o tijolinho não é um revestimento cerâmico? Sim é! Mas algumas lojas (infelizmente não achei nenhuma brasileira, só lojas gringas como a Ikea) vendem o tijolinho produzido com material plástico 3d e com adesivo na parte de tás numa imitação quase perfeita de um tijolinho cerâmico. Aí é só colar os retângulos lado a lado na parede que você quiser.

 

 

Papéis de parede

revestimentos cozinha

Hoje já existem papéis de parede de alta durabilidade que suportam serem aplicados em áreas molhadas como banheiros e cozinhas em paredes secas. Então é só escolher um cantinho e aplicar o papel (lembrar de alisar a parede com massa antes para maior durabilidade e não aplicar em cima de cerâmica ou azulejos). Saí bem mais barato que aplicar um revestimento com certeza!

 

 

Painéis de Madeira

revestimentos cozinha

Os painéis também dão uma sensação de conforto bem legal para a cozinha, seja na parede toda ou num trechinho como essa da foto. É só escolher um mdf laminado (recomendo os da Masisa) e pedir para seu marceneiro aplicar na parede em faixas horizontais ou verticais num lugar seco (que não seja próximo a pontos de água).

Agora não tem mais desculpa que não tem dinheiro para melhorar sua cozinha, opções não faltam para todos os gostos e orçamentos!