Criatividade Lifestyle

Quatro maneiras de desbloquear sua criatividade

28 de fevereiro de 2020

Criatividade não é só uma das habilidades mais importantes do futuro como já falamos bastante por aqui, como também é a qualidade essencial em um líder citada por 60% dos CEOS entrevistados por uma pesquisa da IBM juntamente com 52% de integridade e 35% de pensamento global.

E por que? Porque a criatividade ajuda as pessoas a resolver problemas e lidar com desafios empresariais de forma inovadora e que o pensamento linear e tradicional não permitiria.

E olha que coisa boa: criatividade não é algo que nasce com você, mas sim uma habilidade que pode ser treinada e afiada através de exercícios muito simples no dia-a-dia.

Algumas dicas que vão te ajudar:

Tente coisas novas

Às vezes a sua criatividade está bloqueada porque você insiste em fazer as mesmas coisas do mesmo jeito todos os dias. Se você quer bombar sua criatividade é importante que você se mexa e comece a combinar rotinas fora do seu cotidiano usual.

Faça um curso de agricultura orgânica, leia um livro sobre astronomia, viaje para um município da zona rural da sua cidade.

Quanto mais você tentar coisas diferente, mais criará repertório e mais aprenderá. E o mais importante: faça o máximo de atividades que não tenham necessariamente a ver com a sua carreira!

Foi exatamente isso que comprovou o Dr. Robert Epstein, um dos maiores especialistas do mundo em criatividade num jogo chamado The Experts. No jogo, um grupo de pessoas especialistas em uma área é convidada para dar uma palestra de 5 minutos sobre seu trabalho e outra parte desse mesmo grupo é convidado a criar um produto a partir desse conhecimento.

Isso é, os especialistas do grupo 2 foram tirados da zona de conforto ao ter que exercitar seu conhecimento de uma maneira diferente! E isso mudou completamente a forma que eles enxergavam o seu trabalho e sua profissão.

Passe mais tempo sonhando

Somos desencorajados a sonhar depois que crescemos: “Tire sua cabeça das nuvens, sonhos são coisas de criança”. Sonhar, no mundo angustiante do trabalho acelerado é considerado algo que tira o seu foco e sua produtividade.

Mas sonhar é alto extremamente importante para se manter criativo, está no nosso DNA! O que seria de tudo que o homem já criou até hoje se não fossem os seus sonhos? Como teria surgido o avião se Santos Dumont não fosse um sonhador? Como a Sagrada Família teria sido erguida se Gaudí não fosse um sonhador?

Quando sonhamos, criamos ideias que podem parecer absurdas num primeiro momento, mas que são extremamente valiosas. Um estudo do Canadian Journal of Experimental Psychology, comprovou que pessoas que tinham tempo de sonhar para resolver um problema, criaram soluções mais criativas e inovadoras.

Escreva suas ideias

Escreva suas ideias, por mais malucas que sejam, num papel ou num caderno. Ande sempre com um moleskine e anote tudo! Mesmo que elas sejam simples ou pobres, registre os seus pensamentos para poder conectá-los mais tarde.

E já falamos por aqui que escrever e desenhar à mão, no papel, todos os dias, melhora suas capacidades cognitivas, afia seu cérebro e te deixa mais afiado e inteligente.

Crie um hábito: anote suas ideias pela manhã ao acordar ou no final do expediente ou antes de dormir! Escreva como se sente, como foi seu dia, suas metas, sonhos, realizações. Só não deixe de registrar e construir um mapa das suas ideias.

Cerque-se de criativos

Segundo um pesquisa do Science Daily, líderes criativos contagiam e contaminam seus funcionários apenas pela convivência e pelo exemplo.

Se você não pode interagir no trabalho com seus colegas ou não é cercado de pessoas criativas, tente criar conexões novas. Conheça pessoas, use aplicativos de networking como o Meetup.

Se não tem tempo durante a semana de trocar ideias com seus amigos criativos, invente oportunidades para se encontrarem no fim-de-semana ou durante a semana à noite ou na hora do almoço. Crie atividades fora do seu cotidiano para manter uma conexão!

_____________________________

E se você deseja saber mais sobre como se tornar mais criativo, baixe o nosso e-book “50 Maneiras de ser mais Criativo” .

São 50 dicas muito simples que podem ser executadas em poucos minutos e que com certeza vão promover uma melhora nas sua capacidade imaginativa e curiosa. Se você se sente bloqueado criativamente de alguma maneira, corre para fazer o download AQUI.