Instagram

Follow Me!

Sem categoria

6 tendências para banheiros em 2019

28 de março de 2019

O banheiro definitivamente é a área da casa que mais vem se transformando ao longo dos tempos. Começaram oficialmente a existir dentro das residências há menos de 150 anos. Antes ficavam ou do lado de fora da casa ou a lavagem de corpo era feito por meio de uma trina no quarto e resguardado às famílias ricas.

Quando a água começou a ser encanada e distribuída através de tubulação pública por volta do século XIX na Inglaterra, os banheiros eram gigantes, quase do tamanho dos quartos. Aos poucos esse espaço foi diminuindo, principalmente nas vilas operárias modernistas, e mudando de estilo de acordo com o tempo e o lugar.

Banheiros em regiões quentes e úmidas são bem diferentes de banheiros de países frios, onde precisa-se sempre ter a tubulação de água quente separada da fria, e onde é muito comum o banho de imersão, ou seja, de banheira ao invés de chuveiro. Essas diferenças geográficas influenciam muito no desenho final desses espaços.

O tempo e os avanços tecnológicos também são outra influência nos modismos de banheiros: quem iria imaginar as cubas esculpidas e as cubas de semi-encaixe há 20 anos atrás? E todas as torneiras com designs incríveis que vem surgindo dia após dia?

Pensando nessas mudanças, fiz um compilado de 6 tendências que estão chegando com todo gás para os banheiros em 2019! Vamos lá!

Metalizados

Metais na tubulação, na borda do espelho, na cuba, nos toalheiros… Uma estética meio pós-moderna em tons variados. Apesar dos tons fortes dos metais, como eles refletem bastante a luz, acaba que o clima dark não fica tão pesadão.

banheiros metalico

Contrastes de Tons

Aquela banheiro todo branco que fica sujo super rápido já era. Trabalhar o contraste de tons é o segredo para equilibrar o espaço sem que ele pareça um banheiro de hospital. E dá pra fazer isso trabalhando a cerâmica e o balcão branco, que são os preferidos da maioria das pessoas, com o mobiliário escuro e com frisos escuros nas paredes. Outros detalhes como bordas de espelhos e toalheiros também podem ser trabalhados no tons cinzas e pretos.

banheiros contrastes

Chuveiros abertos

Box do chuveiro aberto sem cortina e nem porta de vidro… sim, uma coisa meio spa em casa! Se você acha que vai ficar muito molhado, pode construir um pequeno batente (cuidado com a acessibilidade se o projeto for uma casa de idosos ou cadeirante) para a água não voar para todo lado.

banheiros box aberto

Formas repetidas

Repetir padrões de formas, como por exemplo, cuba redonda e espelho redondo, ou cerâmica hexagonal com espelho hexagonal, entre tantas outras. Brincar com as formas geométricas e a variedade de possibilidades de materiais também vem aí com muita força!

banheiros formas

Industrial

Pegada industrial vem com tudo não só nos banheiros, mas na casa toda, né? Tubulação aparente, cubas reaproveitadas de outros espaços (tonéis, latas, tanques) e até paredes descascadas fazem parte desse estilo que tem tudo a ver com o estilo de vida da geração millenial que amam essa pegada urbana de upcycle ( processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos).

banheiros industrial

Minimalismo

Já comentei num vídeo lá do youtube sobre o doc Minimalismo do Netflix. Definitivamente é um estilo de vida que veio pra ficar: viver com menos, viver na simplicidade, viver sem exageros. Os banheiros não fogem dessa tendência, e tem o mínimo possível para serem utilizados apropriadamente, sem grandes detalhes.

banheiros minimalismo

E vocês, tem algum estilo preferido ou não se arriscam a seguir tendências?