Instagram

Follow Me!

Carreira

10 Sinais de que você vem jogando seu diploma no lixo

26 de novembro de 2019

Ninguém se forma pensando em não fazer valer a formação universitária. Mas muitos de nós estamos jogando o diploma, conquistado a duras pedras, no lixo e nem percebemos. Como fazemos isso?

Vamos analisar alguns sinais de que você vem jogando fora o seu diploma aqui abaixo:

1. Só pensa em cursos de Revit e 3D

Não que os cursos de Revit e 3D não sejam importantes hoje! Mas eles não são os únicos cursos que devemos nos preocupar, já que a manipulação de arquivos será uma das capacidades que a máquina vai conseguir desenvolver em pouco tempo. Se você só sabe fazer isso, tem grandes chances de sair perdendo. Olhe além desse universo.

2. Não cria conteúdo

Como as pessoas saberão que você mesmo está fazendo o que faz? Você precisa matar a cobra e mostrar o pau que a matou: crie vídeo, texto, desenhos, tenha um blog, um canal no youtube. Mostre autoridade, mostre que você entende do assunto e isso vai muito além de renders ultra realistas.

3. Não participa de concursos

Elon Musk, CEO da Tesla, disse numa entrevista à Inc que ele não liga para diplomas, o que importa pra ele na hora de contratar é saber se o candidato já ganhou um prêmio/concurso ou construiu algo de relevante para o mundo.

4. Não tem estudado inglês

O mundo está cada vez menor com a Indústria 4.0 e você vai mesmo continuar se informando apenas com conteúdos em português? Já pensou na quantidade de informação e trabalhos que você pode estar perdendo por não investir na língua?

5. Está com a criatividade estagnada

Criatividade é uma das 10 habilidades mais importantes para o futuro do trabalho, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020. Pessoas que conseguem resolver problemas apenas de modo linear e pouco criativo, tendem fortemente a perderem seus empregos num futuro próximo.

6. Não tem usado as mãos

Um estudo da revista Psychological Science revelou que pessoas que desenham e fazem anotações à mão tem maiores conexões neurais e facilidade de aprendizado e cognição do que aqueles que vivem só no mundo digital. Pegue o lápis agora!

7. Não faz networking

Pesquisa da Catho, empresa gigante de recrutamento, afirma que mais de 59,4% das vagas preenchidas não são por envio de currículo e sim por conta de networking e contatos. Não faça do seu currículo um folder de sinal de trânsito.

8. Não sabe escrever

Qualquer profissional precisa articular raciocínios e contar história de uma maneira interessante, além disso, quem escreve bem também tem facilidade em falar e em conectar informações criativamente.  

9. Não trabalha a inteligência emocional

A inteligência emocional, assim como a criatividade, é uma das habilidades mais importantes para o futuro do trabalho. Avaliar os próprios sentimentos e os dos outros ao seu redor e ter empatia por eles, te ajuda a construir relações saudáveis e tomadas de decisões conscientes.

10. Não investe em auto-conhecimento

Yuval Harari, historiador e autor de Sapiens, afirma em seu livro HomoDeus que quem não se conhece vai ser facilmente manipulado pelas empresas e governos que tentam constantemente nos hackear. Conhecer sua própria mente e treiná-la para ser flexível são tarefas que você não pode terceirizar a ninguém.

Quantas das opções acima você NÃO vem desenvolvendo no seu dia-a-dia?

Num futuro ameaçado por máquinas, ter flexibilidade para reconhecer que precisará trabalhar habilidades complexas e importantes diariamente é o que fará a diferença no final.

Ainda dá tempo de correr atrás!